quinta-feira, agosto 17, 2006

tapeçaria


em sépia, o fotograma move-se
lentamente formentando, à mem-
ória, o dia passado de um campo
- prado aberto de abetos - ou trem
em velocidade de visão ou olhar:
as cavas fermentam a espuma de
um vino que servirá o jantar.

sob um céu perfumado de azul,
o homem no espelho, lê o martin
fierro, as moradas dos cantos, e dali
descortina penumbroso lume de
sabença e calvice entre os óculos de
menino e a soberba da juventude:
glória de cantar, o dia passava em
cálices de voz, épos, após.

espada, fúria de batalha, guarda
sangue de ruído: das linhas incautas
de selvageria um hino soando. em
fervor, a cidade evoca alamedas de-
coradas de luz, sangue, azul e branco.
adagas, sutileza do corte, guarda
de malícia no sangue derramado ou
que jorra como ritmo inato, flor sem
buquê: dum graal em ponte, ciganos.

alighieri, multitudinous pictures, além
da faca empenhada de suor: feito som-
brasas e salto, delineiam-se os pecados.
sem homens, dançam as pernas em torn-
o peito arfando, arfanando, um fauno.
de três, os compósitos duma linguatura:
repetição, variabilidade e simetria; conduz-
se houver tempo ou acaso constelado.

em quatro, o buquê lança sua arfada, nó
que impossível se desfaz ao simples corte:
rio, trama, sonho, mapa. mil olhos contam
decantando palavra, então.

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